Apprendre le portugais (Sophie Rochon)

Voici un texte produit par une élève Erasmus. Beaucoup d’évidences que nos étudiants semblent oublier.

Para melhorar o meu português, escolhi estudar um semestre em Portugal. Na vida quotidiana aprende-se muito sobre a cultura, e os hábitos portugueses tornando mais fácil a aquisição de conhecimentos linguísticos! O simples facto de ir ao supermercado, tomar café ou ir à padaria são lições básicas com as quais podemos aprender a articular perguntas, respostas e estabelecer um diálogo.

A cada momento do dia podemos aprender coisas novas, como por exemplo, a publicidade nas ruas, as embalagens dos produtos consumidos no dia-a-dia, os menus do restaurante e não menos importante a televisão, tudo serve de aprendizagem. Para alguém que venha de um outro país, a televisão é extremamente importante para conseguir fazer a distinção entre línguas. Por exemplo, sendo francesa, ver um filme de língua inglesa com legendas em português é um bom exercício de tradução, ajuda a ser poliglota e torna-nos mais flexíveis em termos de raciocínio. Na minha opinião, as notícias são um bom teste de compreensão: quando uma pessoa consegue perceber um jornalista que ordena as informações em pouco tempo, alcança um bom nível de entendimento.

Quando algo falha na comunicação, o aprendiz deve encontrar um meio de deduzir o que a palavra ou expressão significa, por exemplo, vejamos com este excerto de uma revista  « Em 35 anos de história dos prémios americanos de música foi a primeira vez que uma mulher venceu este galardão » para deduzir o que a palavra  « galardão » significa devemos analisar o campo semântico da frase. Nesta frase, o nome  « prémios » ajuda-nos a encontrar o sentido da palavra  « galardão ».

O saber perguntar é uma das chaves mais importantes para fazer progressos. O problema é que a maioria das pessoas julga que fazer perguntas sobre um determinado assunto é um sinal de ignorância, mas é desta maneira que podemos aprender mais e avançar. Devemos aceitar as críticas para que possamos ter consciência onde estamos a errar, se nunca ninguém nos corrigir sobre algo que esteja incorrecto nunca poderemos evoluir. Algumas vezes esses erros podem meter-nos em situações difíceis.

A qualidade primordial para que se possa aprender uma língua correctamente e assimilar a sua cultura é a curiosidade. É bom fazer perguntas sobre tudo, assim, desenvolve-se um interesse por temas e assuntos para adquirir um vasto leque de conhecimentos linguísticos e culturais. Se tivermos esta qualidade conseguimos ser mais abertos de espírito e teremos mais facilidades na interacção com a nova língua.

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

%d blogueurs aiment cette page :