Publications

Chapitres

  • Guerra, J. Les discours sur l’enseignement de l’écrit en FLE. In P. Blanchet, D. Moore & S. Asselah Rahal (éds). Perspectives pour une didactique des langues contextualisée (pp.141-152). Paris : Éditions des archives contemporaines, Agence Universitaire de la Francophonie.

Actes de colloque ou congrès

  • de Oliveira Guerra, J. A. (2005). Seventh-grade students’ competence in reading expository texts. In M. Pandis, A. Ward & S. R. Mathews (Eds.), Reading, Writing, Thinking. Proceedings of the 13th European
  • Guerra, J. (2004). A Utilidade do lúdico nas aulas de língua estrangeira. In A. Marco, P. Couto Cantero, E. Aradas Carollo & F. Vieito Liñares (ed.), Actas del VII congreso internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura (II, pp. 399-403). A Coruña, Disputación Provincial de A Coruña.
  • Guerra, J. (2003) A aprendizagem da leitura no quadro das metodologias de tarefa. In Neto, A., Nico, J., Chouriço, J. C., Costa, P., Mendes, P. (Org.), Didácticas e Metodologias de Educação – Percursos e Desafios. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação/Universidade de Évora, 97-104.
  • Guerra, J. (2003). Leitura de textos explicativos por alunos do 7º ano de escolaridade. In Mello, C., Silva, A., Lourenço, C. M., Oliveira, L. & Araújo & Sá, Mª H. (Org.), Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento. Coimbra: Pé da Página Editores/S.P.D.L.L., 237-240.
  • Cabral, M., Guerra, J., Mariano, A. & Henshall, A. (2002). A escrita por alunos de licenciatura em ensino de línguas: Uma análise das representações de escrita num contexto de pré-acção educativa. In M.ª N. Trindade (Coord.), Literacias e cidadania: Convergências e interfaces. Évora: Centro de Investigação em Educação “Paulo Freire” (publicação em CD-ROM).

Articles :

  • Guerra, J. A (2006). Avaliação do escrito. Desenredo (Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Brasil), vol. 2, n.º 2, Julho/Dezembro, 179-187.
  • Guerra, J. (1999). O Património Tradicional e Oral no contexto escolar: contributos para o desenvolvimento da competência de falante/ouvinte. Inovação, vol. 12, n.º 2, 75-87.
  • Guerra, J. (1999). O ensino-aprendizagem da leitura no 3º Ciclo. Palavras, n.º 16 (Outono), 33-42.
  • Guerra, J. (1998). A escrita na aula de Português: algumas considerações. Palavras, n.º 14 (Outono), 31-33.

Compte-rendus :

  • Guerra, J. (2004). Discursos (e práticas) sobre a escrita e o seu ensino. Recensão crítica a: Pereira, Mª Luísa Álvares (2002), Das palavras aos actos. Ensaios sobre a escrita na escola. Lisboa: I.I.E. Questão, 1, 142-146.
Publicités
%d blogueurs aiment cette page :